A Robótica Educacional procura auxiliar o aluno no desenvolvimento da criação de “robôs”, os quais podem ter diversas formas. Está relacionada com o estímulo dado para os alunos a sempre querer aprender mais, onde o aluno acaba absorvendo cada vez mais conhecimentos.

Ela é “a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs” (Lieberknechht, Eduardo Augusto). Porém, para criar estes robôs, vários “problemas” são encontrados, pois o aluno deve pensar em formas de montá-lo e formas de fazê-lo andar, pegar objetos, caminhar… Não será o professor quem dará a resposta para o aluno, mas sim, ele mesmo, através de experimentos e tentativas, deverá descobrir o processo adequado para fazer o seu robô andar. Exige a assimilação do problema gerado, para então, acomodá-lo e através do seu conhecimento, encontrar uma solução.

Através de trabalhos com o que está sendo desenvolvido pela Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande onde os alunos começaram a trabalhar com os primeiros conceitos de Robóticos com alunos de 6º ao 9º ano, além de aulas de Informática e programação , muitos conceitos podem ser desenvolvidos com as crianças. Segundo Eduardo A. Lieberknecht, a Robótica é uma ótima ferramenta educacional, pois:

Juntando a teoria à prática ela é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam, como: trabalho em equipe, auto desenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora, etc. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc.

O Gestor da Escola Robson Benício enfatiza que as escolas da rede estadual da Paraíba a Robótica já faz parte do cotidiano dos alunos, e este ano a Escola do Rosário inseriu em seu Projeto de Intervenção Pedagógica o uso das diversas Tecnologias Aplicadas à Educação, e que os alunos estão bastante entusiasmados com as aulas de Robótica e Informática, assim como as demais ações promovidas pelos professores da escola na ações do projeto escolar 2018.

Texto: Thiara Witter

Referências bibliográficas

http://www.portalrobotica.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Asimov

http://www.iei.org.br/curriculares/robotica/educacional/oqueeroboticaeducacional.php#oqueerobo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here